Atendimento:
Seg. a Sex. - 8h às 20h
0800 725 0996

Deficientes auditivos ou de fala:
0800 940 0458

www.ouvidoriasicoob.com.br

Canal de comunicação de indícios de ilicitude.
 
 
 
nenhuma Enquete encontrada!
 
Ilhéus-Bahia,  

 

Educação Cooperativista

A COOPEC desenvolve um programa permanente de Educação Cooperativista, aprovado em Assembléia Geral e executado por cooperados membros de uma Comissão de Educação.
A Educação Cooperativista é um processo que visa conscientizar os cooperados dos seus direitos, deveres e responsabilidades para que participem conscientemente das atividades da cooperativa com vistas à autogestão.

Autogestão

A autogestão é o procedimento pelo qual os próprios cooperados assumem a total responsabilidade pela administração e fiscalização da cooperativa, sem a necessidade de interferência externa em seu funcionamento, a fim de assegurar maior estabilidade ao empreendimento coletivo.

Mudanças

É justamente por meio do processo educacional que se consegue a mudança de comportamento dos cooperados. O objetivo é fazer com que eles deixem de ser apenas receptores dos serviços e possam participar ativamente da gestão da cooperativa.

Atividades

Para atingir esse propósito, a COOPEC organiza o quadro social em núcleos de cooperados para que possam ser capacitados e atuem conjuntamente. A etapa seguinte consiste na realização de cursos, palestras, seminários, encontros, reuniões e outras formas de comunicação.

Recursos

Para isso, a Cooperativa dispõe de recursos financeiros provenientes do Fundo de Assistência Técnica Educacional e Social (FATES), sem onerar diretamente os cooperados. Além disso, possui um setor de comunicação e educação cooperativista estruturado para essa finalidade.

Dificuldades

A principal dificuldade encontrada na execução do Programa de Educação Cooperativista é a falta de participação dos cooperados nas atividades desenvolvidas. Isso justifica a importância do trabalho de conscientização.

Grupo de Trabalho

Em 16 de julho de 2014, o Conselho de Administração através da  Resolução nº 09/2014 renovou o Grupo de Trabalho de Educação Financeira e Cooperativista composto pelos cooperados Antonio Fernando Ribeiro Silva, Ivanildo Sobral Santos, José Carlos Peixoto dos Santos, William Souza da Silva e Wilson Pontes de Melo, que é o coordenador do Grupo.

 
 
Página inicial Fale Conosco Webmail